A Igreja como comunidade educadora

  • 19/12/2023
  • 0 Comentário(s)

A Igreja como comunidade educadora

Martin Luther King tinha como sonho a criação de uma comunidade onde negros e brancos pudessem viver como irmãos. O sonho de King não morreu e vai gerar frutos através dos anos, após sua morte.

Quando falamos em comunidade vem-nos à mente a ideia de comunhão, de fraternidade, de solidariedade. A Igreja cristã é, ou deveria ser, o melhor exemplo de uma comunidade: o local onde se vive em comunhão.

Neste artigo, proponho uma reflexão sobre a Igreja, não somente como comunidade, mas como comunidade educadora. A Igreja como comunidade educadora tem algumas marcas:

1 - Comunhão com Deus: a Igreja como comunidade educadora é formada por pessoas transformadas por Cristo e que se relacionam com seu Criador.

2 - Consciência e exercício da missão: enquanto comunidade educadora, a Igreja torna comum o conhecimento de Deus. Isto se dá intra Igreja, através da Educação Cristã, que possibilita a edificação dos seus membros e o preparo do exercício do ministério pessoal; e extra Igreja, com a propagação da mensagem de salvação através de Jesus Cristo.

3 - Visão: Visão significa que a Igreja vive o presente vislumbrando o futuro, não se esquecendo do que aprendeu no passado. A marca da visão não deixa a Igreja se estagnar, parar no tempo, mas a faz contextualizar sua mensagem e ação.

4 - Vida: A Igreja é uma comunidade viva e de vida. Os cristãos têm uma vida nova prometida após sua morte terrena, mas isto não significa que a Igreja seja formada por pessoas sem vida. Como comunidade educadora, irradia vivacidade e alegria que contagia as outras pessoas. O contato com o outro traz calor e envolve, de modo que não se pode ser o mesmo depois de participar de uma comunidade educadora.

5 - Transformação: esta é a marca da inconformação. Paulo diz, em Romanos 12.2, para não nos conformarmos com o mundo, mas transformá- -lo pelo nosso entendimento. E assim deve ser. Uma comunidade educadora não se acomoda como água, que toma a forma do copo, mas transforma o que precisa ser transformado. Em Atos 17, encontramos aqueles que tinham alvoroçado o mundo. A marca era a inconformação.

6 - Aprendizagem e ensino: uma comunidade educadora aprende e ensina as verdades bíblicas, que devem ser vividas e compartilhadas com amor, humildade, obediência, fé e sinceridade.

Como Martin Luther King, eu também tenho um sonho. Já imaginaram uma comunidade educadora onde cada reunião proporcionasse crescimento, onde cada um estivesse interessado no desenvolvimento do outro, e onde o compartilhamento fosse o natural? Uma comunidade que irradiasse esperança e onde todos pudessem exercitar seus dons. Uma comunidade onde o crescimento se desse naturalmente, sem fórmulas mágicas, mas pela atuação de pessoas usadas pelo Espírito Santo.

Que Deus nos dê orientação no desenvolvimento das marcas de uma comunidade educadora.

Leila Matos, educadora cristã

Extraído do site da Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil (www.oecbb.com.br)

Fonte: https://www.convencaobatista.com.br/site/pagina.php?ART_ID=617


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. FIRMEZA

Hino 366 - Cantor Cristão)

top2
2. SOU FELIZ

Hino 398 - Cantor Cristão

top3
3. BENDITO CORDEIRO

(Hino 123 - Cantor Cristão)

top4
4. Mais Perto Quero Estar

Cantor Cristão 283

top5
5. Olhando para Cristo

Hino 560 HCC

top6
6. "Corajosos"

Cantor Cristão. 469

top7
7. Graça (Ao Vivo)

Israel Salazar

top8
8. Dono de Todas as Canções

Pr. Lucas

top9
9. Som da Trombeta

Juliano Son -(DJ Matheus Lazaretti REMIX)

top10
10. Mar de Graça (Ao Vivo)

Thaiane Seghetto


Anunciantes