Razão da fé não é fé da razão
- 08/04/2024
- 0 Comentário(s)
Sem fé é impossível agradar-lhe (Hb 11:6)
Sua fé tem uma razão, uma explicação. De sua fé desdobra-se uma razão lógica. É isso que te dá segurança diante do Pai: Uma fé firme em um Deus bondoso, todo poderoso e real. Não são as certezas lógicas, mas é a boa e velha fé.
Poderíamos falar que Deus é a única coisa plausível ao nosso entendimento e que se alguém nos convencesse de algo melhor, ou nos provasse que estamos errados, estaríamos dispostos a mudar. Isso poderia parecer até humildade, mas não é. Isto só é falta de fé. Por isso não podemos nos apoiar em nosso próprio entendimento, mas devemos confiar só no Senhor, e de todo nosso coração. É o mundo que se apoia em suas vãs filosofias, já o crente se apoia na Palavra de Deus.
"O que faço não entendes". Pedro não entendia por que o Messias prometido lavaria seus pés. Também não entendemos muitas coisas que Deus fez e faz. Não podemos entender tudo. Nem Deus exige isto de seus filhos. O que Ele exige é fé, confiança.
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" – Evidentemente devemos conhecer Deus. Devemos conhecer sua Palavra. E até temos que entendê-la bem. E isso se dá de forma lógica. Não há outro meio para isso. Não é atoa que São João escolheu a palavra "Logos" para definir o Verbo da Vida, a Palavra da Vida. Deus é Logos, a Palavra de Deus é lógica.
Para não sermos destruídos precisamos entender, temos que ter conhecimento.
"Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." O conhecimento da Palavra de Deus, daquilo que Deus fala irá alimentar nossa fé e eventualmente também nosso entendimento, nossa razão.
Conhecer o poder de Deus é um conhecimento lógico. Sim, mas é também um conhecimento que excede todo entendimento. É um conhecimento experimental, relacional, que gera confiança e certeza. Não por ser um sistema bem encadeado de pensamentos e axiomas. Mas por ter seu lastro no caráter da pessoa de Deus.
"Não se estribe em seu próprio entendimento." Por quê? Pela simples razão de que nosso entendimento, ainda que seja o único canal que temos para avaliar nosso mundo, é eventualmente falho.
Por isso quando a razão falhar – e fatalmente falhará – Deus jamais falha. Por isso nossa fé deve estar só nele. Em sua pessoa. Daí surge um novo e melhor entendimento. Por exemplo, no Deus dos impossíveis. A Ele então toda glória!
Fonte: https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/razao-da-fe-nao-e-fe-da-razao